16 de jan. de 2010

Chamados para a comunhão de Jesus Cristo

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. I Coríntios 1:9
A comunhão que temos uns com os outros não pode ser confundida apenas com relacionamento. Paulo nos diz que fomos “chamados para a comunhão” do Senhor Jesus (I Co 1.9). O apóstolo João nos ensina que a “nossa comunhão é com o Pai, com o seu Filho Jesus Cristo” (I Jo 1.3). A primeira direção da comunhão não é horizontal, é vertical, dirigida para Deus.


Necessitamos perceber alguns aspectos relacionados à comunhão. O primeiro se refere ao fato de que o Senhor nos chamou para a comunhão com Ele pelo Seu Filho, Jesus Cristo (I Co 1.9). Desta forma recebemos a filiação de Deus. Este chamado se dá pelo evangelho, pelo anuncio de Cristo (I Jo 1.3). Dessa forma, em primeiro lugar, nossa comunhão é com Deus e com Jesus. E isso está relacionado com a nossa comunhão uns com os outros. Este primeiro aspecto dirige o segundo.


O segundo aspecto é consequência do primeiro. Nossa comunhão é com os filhos de Deus. Nos tornarmos filhos de Deus, e o Espírito que “testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8:16:) é quem nos concede a comunhão no Espírito. Foi por isso que o apóstolo João disse que para que fosse possível ter comunhão, ele anunciou a Cristo (I Jo1.3). Foi essa comunhão no Espírito que Paulo evocou para recomendar aos irmãos:

“... sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.“ (Fp 2.2-4)
A comunhão dos santos não é simplesmente uma grande intensidade de relacionamento, ou uma vida de “confraternização”, ou ainda a ausência de “propriedade privada”. A comunhão dos santos é espiritual, e existe independente do quanto você tem se relacionado com outro filho de Deus. Mas a comunhão espiritual se manifesta nas práticas da igreja. A comunhão do Espírito se manifesta nos relacionamentos e serviço da igreja. A comunhão é para a edificação da igreja e para a glória de Deus através da igreja.

Perseveremos nesta comunhão dos santos, assim como os irmãos dos primeiros dias (At 2.42).



… e perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. At 2.42

2 comentários:

  1. Mtos estão perdendo a verdadeira razão da comunhão. Estão brincando com coisa séria. O que ñ podemos fazer por esses, colocamos na mão de Deus... Fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa palavra que Deuscontinue abençoando.

    ResponderExcluir